Sábado (13/12/2014) ocorreu uma nova edição do Next Level Apps do Google BR. O evento é dedicado a evoluir aplicativos Android já publicados. Para atingir este objetivo, uma série de palestras (e alguns codelabs) foram realizados ao longo do dia.

Neste ano tivemos temas como:

  • Material Design
  • Animações em Android
  • Google Play
  • Chromecast
  • Android Wear
  • AdMob
  • Analytics
  • Gradle

E outros assuntos (listo aqui os que assisti, ou que meu colega Lucas assistiu e discutimos).

E o mais: após as apresentações, um espaço para conversar com alguns especialistas e membros do Google sobre dúvidas específicas sobre o seu app. (Sim, muito, mas MUITO interessante.)

E claro: durante todo o evento existiram oportunidades incríveis para o famoso networking.

Bem, mas vamos por partes sobre a experiência.

Keynote

Bem, keynotes têm que ser empolgantes. Esta começou devagar, com umas piadas sem graça (sorry Neto Marin, é verdade), mas foi melhorando e terminou muito bem.

Foi passado o conceito do que devemos fazer num app. Que devemos encantar, oferecer uma grande experiência desde o primeiro momento e que temos todo um Google para nos apoiar nesta busca.

Eu, nas sombras do Next Level Apps
Eu, nas sombras do Next Level Apps

Material Design

Essa palestra sobre MD foi, ao meu ver, mais ou menos. Vou feito um paralelo que achei meio sem graça com torneiras, e depois foi falado sobre os tópicos principais de MD, mas sem nada mais do que se têm de informação ao ler o básico da documentação web.

Esperava mais aqui, ainda mais com o título de “Material Design - O Antes, o Agora e o Depois”.

Animações em Android

Palestra do Lucio Maciel sobre animações em Android. Essa palestra foi cheia de truques práticos. Não foi apresentado apenas código, mas também conceitos de como e por que animar (e os resultados que uma boa animação pode trazer).

Esta palestra é um app Android, com o código disponível aqui.

Chromecast

Este codelab aconteceu em paralelo com o de Android Wear. Na divisão, fiquei com o Chromecast.

Foi um codelab para quem estava iniciando/interessado em Chromecast. O que é, como funciona e os primeiros passos para um app de streamming de vídeo, e como trocar mensagens (para apps mais complexos). Saí de lá com uma boa base de conhecimento e algumas ideias (talvez saia um post só sobre esse assunto).

O código apresentado, com mais uns extras, está disponível aqui.

Android Wear

O grande foco de interesse de muitos participantes, e uma das mais novas tecnologias do arsenal Android.

Conversando com o Lucas, vi que o codelab foi similar ao de Chromecast. Para quem está iniciando e cheio de pequenos truques e macetes. Este vou ter que procurar o material por conta nos docs oficiais.

AdMob

A palestra tinha um nome melhor, e que faz mais sentido: “Cresça seu negócio: Promova, Analise e Monetize”. O apresentador era o Caio Occhini (um cara gente finíssima com quem tivemos o prazer de conversar e trocar umas ideias).

Foram apresentados alguns números e formas de se promover e monetizar. Alguns números eram, infelizmente, de games… que é algo totalmente diferente dos apps não-game. Todo caso, um belo material para ter algumas inspirações.

Google Analytics

Uma visão geral do Analytics e de como utiliza-lo no seu app, para melhor entender o seu público.

O Analytics é uma ferramenta completa e complexa. E ainda pode integrar com o AdMob, o que aumenta ainda mais a sua utilizade. Existem alguns pontos ainda a melhorar, e o Google está trabalhando nisso (sempre aberto a sugestões dos devs).

Encerramento e os próximos passos

O encerramento foi bem tranquilo. Um fechamento do que foi o dia.

MAS os próximos passos… esses sim. O Neto Marin vai acompanhar os apps que participaram e, dependendo do que ocorrer no próximo mês, irá chamar alguns dos devs para uma entrevista lá no Google SP. Nessa entrevista será sobre o Next Level Apps e como foi a experiência para o aperfeiçoamento do seu app.

Uma breve consultoria com especialistas Google

Aqui foi o momento mais aguardado do dia. Tivemos a oportunidade de enviar algumas perguntas, para poder conversar cara a cara com especialistas.

É muito interessante poder conversar sobre dúvidas tuas, de um app que você está envolvido, direto com um pessoal do Google. Claro, nenhum tipo de informação de insider, mas muitas dicas, truques e indicações. Além, claro, dos contatos.

Saímos abastecidos de ideias e com alguns contatos sensacionais.


Saímos desse dia cansados, mas cheios de ideias e de vontade. Eu diria que a palavra é inspirados.

Inspirações que devem se refletir no Finanças Pessoais. XD